Natural do sítio Taquara, zona rural de Caruaru, José Carlos Ferreira dos Santos - ou Zé Carlos do Sindicato, como é mais conhecido -, nasceu no dia 3 de dezembro de 1961. Filho dos agricultores Fausto Justino dos Santos e Maria Ferreira da Silva, aprendeu desde cedo a lidar com terra e dela retirar o próprio sustento.O despertar para a política e a atuação pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores rurais surgiram quando ainda jovem, através da participação em agremiações escolares, associações de moradores e lideranças religiosas.
Enquanto agricultor, disseminou a ideia do fim da chamada "agricultura de subsistência", apoiando a produção organizada e a criação de cooperativas com a finalidade de gerar renda e aumentar o potencial de consumo dos trabalhadores. Foi o fundador da primeira cooperativa de crédito rural da região, além de várias associações comunitárias e conselhos rurais.
Em 1989, a convite do tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caruaru, Zé Carlos compôs a chapa, assumindo a secretaria geral do STR em 89. Já em 1991, foi eleito presidente do sindicato, permanecendo no cargo até 1997. De 1997 a 2000, tomou posse como vice-presidente e, em 2000, retornou à presidência, acumulando hoje 20 anos na direção.
Com 1.789 votos, e apoiado, principalmente, pela zona rural, em 2008 conseguiu ser eleito vereador pelo Partido Social Cristão (PSC) num pleito em que a população votou pela moralização da Câmara através da renovação de suas lideranças.
Como vereador, Zé Carlos não nega as origens e defende o modelo de desenvolvimento rural sustentável, através de políticas públicas agrossociais, além de requerer melhorias para o abastecimento dágua da zona rural de Caruaru.